Hoje ao trabalharmos com máquinas com capacidades fantásticas para fatiar pães, como as máquinas de lâminas em fita, talvez tenhamos dificuldade em dimensionar todo o processo criativo até chegarmos ao ponto em que estamos. Até 1928, dificilmente alguém encontraria pão fatiado a venda nos mercados e padarias. A única maneira de fatiá-los era manualmente. O primeiro esboço de uma máquina de fatiar pão era semelhante a uma guilhotina. No entanto a guilhotina esmagava o pão e fazia uma fatia por vez.
Um americano de descendência alemã, Otto Frederick Rohwedder, foi quem deu o primeiro passo para que uma nova cultura surgisse nos Estados Unidos e posteriormente em todo mundo. Este setor vinculado ao agronegócio, a indústria de panificação, continua acrescer ano após ano. Todo este mercado possui uma dívida de gratidão com Otto Rohweder.
Com a ideia em mente de criar uma solução prática para fatiar pão e criar um novo nicho de mercado, Rohweder vendeu suas três joalherias para montar uma fábrica de máquinas. Em 1917 sua fábrica foi completamente tomada por um incêndio destruindo também o protótipo da Máquina Fatiadora de Pães.
Persistente, Otto Rohweder conseguiu se reerguer e ainda aprimorar seu primeiro projeto. Sua máquina não apenas fatiava o pão, mas também o embalava. Sendo assim, em 1928, ele vendeu sua primeira fatiadora a seu amigo, Frank Bench, que o instalou no Chillicothe Baking Company, em Chillicothe, Missouri, em 1928.
Clique nas imagens e leia o texto traduzido
A partir daí grandes companhias surgiram como a Continental Baking Company introduziu no mercado o Wonder Bread, que pode ser traduzido como O PÃO MARAVILHO, um pão fatiado com fatias perfeitas e padronizadas. Havia sido dado o primeiro passo para algo que se tornaria a imagem da cultura norte Americana: o pão fatiado, tostado na torradeira elétrica e coberto pela dona de casa com pasta de amendoim. Com esta facilidade também surgiram grandes empresas de Fast Foods.
A Serras Tubarão & PANICORT, reconhece o valor de pessoas ousadas, visionárias e dedicadas que contribuem para o desenvolvimento da humanidade, como Otto Frederick Rohwedder. Por isso colocamos estas informações como um modo de agradecer a estas pessoas, nos inspirar para ousar e por em prática idéias inovadoras.
Deixe seu comentário